ninfoplastia

Ninfoplastia

A cada dia que passa mais pessoas buscam elevar sua autoestima, corrigindo defeitos que as incomodam esteticamente. Isso tudo tem relação com a felicidade, qualidade de vida e o bem-estar. As cirurgias plásticas vêm proporcionando essas mudanças, além dos procedimentos mais conhecidos como as plásticas nos seios, nariz, lipoaspiração, a Ninfoplastia vem sendo muito requisitada pelas mulheres para fazer reduções ou alterações dos pequenos lábios vaginais.

Indicações

Na maioria dos casos, as mulheres que optam pela cirurgia plástica são devido a estética, que causa incômodo e afeta a autoestima, principalmente durante as relações sexuais.

Outras buscam a cirurgia plástica de ninfoplastia por questões mais funcionais. Muitas mulheres sofrem dor por conta do tamanho dos lábios.

Também tem aquelas que procuram por questões de higiene. A dificuldade de higienizar a região causa acúmulo de secreções e urina, podendo causar infecções constantes, como por exemplo, a candidíase.

Contraindicações

A ninfoplastia possui as mesmas contraindicações de outras cirurgias: pacientes com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, asma, insuficiência cardíaca, devem evitar procedimentos cirúrgicos.

Pacientes com infecção ativa ou corrimentos precisam realizar o tratamento antes da cirurgia para que não ocorram problemas posteriores.

Pré-operatório

A ninfoplastia exige os mesmos cuidados preparatórios de outras cirurgias: estar acompanhado no dia da realização do procedimento, não realizar o uso de aspirina ou qualquer outro medicamento sem autorização médica, não fazer o uso de drogas, tabaco ou bebidas alcoólicas por no mínimo 3 semanas antes da cirurgia.

No dia da consulta, todas as dúvidas são esclarecidas com o Dr. Ícaro Samuel.

Pós-operatório

Como qualquer outra cirurgia é necessário o repouso na primeira semana. Pode acontecer da região ficar arroxeada. As mulheres que possuem uma rotina mais agitada, realizando esforço físico ou que precisam caminhar muito, devem esperar pelo menos 3 semanas para voltar à rotina normal. Já as mulheres que trabalham em escritórios ou sem precisar realizar muito esforço podem voltar após uma semana. Em ambos os casose recomendado a utilização de roupas leves.

A vida sexual precisa ser retomada após 30 a 45 dias, devido à cicatrização e a sensibilidade. Também é recomendado que a paciente não menstrue nos primeiros 30 dias, para não atrapalhar o processo de cicatrização que demora em torno de 40 dias. Sempre que utilizar o banheiro, faça a higienização com água e sabonete neutro.

Como é feita

A ninfoplastia é realizada com anestesia, podendo ser raque ou peridural com sedação simples, permitindo que a paciente durma ao longo do procedimento. Em alguns casos pode-se utilizar a anestesia local, também com sedação, permitindo que haja alta no mesmo dia.

Durante a cirurgia, o médico cirurgião retira parte dos pequenos lábios e reconstrói as estruturas. Os pontos são absorvíveis, ou seja, não é necessário retirar os pontos. As cicatrizes são pequenas e muito discretas, imperceptíveis aos olhos de outra pessoa. A ninfoplastia dura em média 1 hora. Por ser uma cirurgia simples e de pequeno porte, o paciente pode possivelmente, recebe alta no mesmo dia.

A ninfoplastia é mais um procedimento criado para melhorar a autoestima da mulher, permitindo que seja feliz e realizada consigo mesma em todos os sentidos da sua vida.