Toxina Botulínica - Botox

O tratamento é indicado para amenizar rugas e linhas de expressão

O que é botox?

Muitas pessoas e principalmente as mulheres se queixam com as marcas de expressão que com o envelhecimento vão se formando no rosto. Para tratar este tipo de desconforto é indicado fazer uma toxina botulínica para amenizar as linhas expressivas faciais.

Este procedimento é mais conhecido como botox, mas é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.

Como o botox age?

Devido ao envelhecimento, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre tantos outros fatores, a pele evidencia as marcas de vida e também de agressões que são causadas por esses males diários.

Por causas naturais, o rosto promove o aparecimento de linhas naturais dos músculos da face. Com o tempo essas linhas vão ficando em maior evidência e isso provoca um incomodo enorme em algumas pessoas, mas elas podem ser amenizadas com a aplicação de botox.

Quando o botox injetado nessas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ele atua bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular.

O botox atua de duas formas na pele:

• Prevenção: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox.
  • Reparação: como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

Como é feita?

O procedimento é realizado injetando o botox na área a ser tratada com distância de 1.5cm de um ponto para o outro, utiliza-se a aplicação rápida e quase sem anestesia tópica. A aplicação é praticamente indolor, porém o local deve ser detalhadamente estudado pelo médico, para que o resultado seja o mais natural possível.

A duração da técnica é temporária, com duração de quatro a seis meses, podendo ser realizadas aplicações novamente quantas vezes o paciente desejar, aumentando assim, a permanência dos efeitos. Porém, a repetição deve ser realizada com um intervalo de seis meses, para evitar possíveis riscos, como hematomas, perda da expressão facial, queda das pálpebras e enfraquecimento dos músculos.

Após a aplicação o paciente deve permanecer, no mínimo quatro horas, sem manipular os locais das aplicações. Deve evitar massagens e, principalmente, não deitar durante as quatro primeiras horas. Os efeitos são melhores se o paciente movimentar insistentemente os músculos trabalhados, franzindo ou enrugando a testa, as sobrancelhas ou os olhos, também por um período de 4 horas.
O tratamento é seguro, mas pode ocorrer alguns efeitos colaterais como:

• Hematomas e dor no local da injeção;
  • Vermelhidão;
  • Dor de cabeça;
  • Sintomas gripais;
  • Náuseas;
  • Fraqueza temporária facial ou ptose.

Não é recomendado em pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas não devem ser tratados com a substância. É sempre feito uma avaliação médica para avaliar os possíveis riscos.

Resultados da aplicação de botox

É possível notar a mudança no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A pele estará mais suavizada sendo quase impossível notar algumas marcas anteriores ao tratamento.

Dr. Ícaro Samuel

Palmas-TO