Mentoplastia: cirurgia do queixo

Mentoplastia: cirurgia do queixo

Conheça a cirurgia que transforma a forma do queixo, podendo aumentar ou diminuir!

mentoplastica dr-ícaro-samuel-cirurgião-plastico-araguaina-palmas-gurupi-

A mentoplastia é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo, utilizando implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o queixo. Em muitos casos é recomendado fazer a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, para dar harmonia e equilibrar as proporções faciais.

O procedimento é indicado para equilibrar as características faciais, através dela é possível aumentar ou diminuir o tamanho, corrigindo as deformidades no mento ou queixo.

Como é feita a mentoplastia

A cirurgia de Mentoplastia é considerada simples, e quando é realizada para aumentar o queixo à estimativa de duração é de uma hora, mas quando o intuito é de diminuí-lo poderá durar entre 90 e 120 minutos.

Aplicamos anestesia local (colocação de prótese) e anestesia geral (para os casos de avanço ou retração de osso). O corte é feito na parte interna da boca para descolar a pele e outro corte é realizado no osso para que se possa reposicioná-lo e fixá-lo. No fim há a acomodação da pele sobre a nova estrutura e os pontos não são removidos, já que os mesmos são feitos internamente.

Na mentoplastia de aumento, é colocado um implante ou um novo osso, que pode ser posicionado tanto através de uma incisão na parte inferior do queixo, quanto por dentro da boca.

Em alguns casos iniciamos a cirurgia com uma lipoaspiração do pescoço (para o problema da papada), para definir melhor o contorno mandibular e fazer com que seus ângulos fiquem mais visíveis.

Para quem é indicado a mentoplastia?

mentoplastica dr-ícaro-samuel-cirurgião-plastico-araguaina-palmas-gurupi-

A mentoplastia é indicada para pacientes que apresentam deformidades no queixo que podem ter sido por consequência de traumas ou doenças específicas.  A técnica corrige as deformidades e altera o tamanho do queixo.

A cirurgia pode ser tanto para aumentar como para diminuir, mas a mentoplastia de aumento é a mais procurada na clínica. A mentoplastia de redução é mais complexa, podendo ocorrer o avanço ou a retração da mandíbula, ou o avanço ósseo apenas do osso do queixo. Mas, é uma cirurgia bem mais complicada com indicação que vai além da estética.

Seja para aumentar ou diminuir, é necessário a avaliação médica através de exames preliminares, como uma tomografia para mostrar detalhes da deformidade, determinará qual será a mais indicada para o paciente.

Pré-operatório da mentoplastia

Antes da cirurgia o paciente é submetido a uma análise facial, é feito um histórico médico e odontológico completo. Na análise facial, a face é dividida em três partes, com a boca e o queixo ficam no terço inferior.

Comparamos as proporções em cada terço, a fim de determinar o procedimento mais adequado para restabelecer o equilíbrio. O paciente irá ser fotografado de vários ângulos para documentar a condição do queixo antes da cirurgia.

O tratamento ortodôntico muitas vezes deve ser feito antes da mentoplastia. Isso porque os dentes influenciam a posição dos lábios e estes determinam a estética do perfil, por isso é essencial corrigir as más posições dentárias.

Pós-operatório e Recuperação da Mentoplastia

O paciente recebe alta no mesmo dia. Quando um implante é colocado, a prótese é mantida imobilizada por cerca de uma semana. Caso tenha sido feita uma lipoaspiração do pescoço em conjunto, ele também fica protegido por uma faixa.

Na primeira semana procure não fazer esforço e evite movimentos bruscos no local. A retirada dos pontos, o curativo e uma avaliação pós-operatória é realizada em torno de uma semana depois da cirurgia. Será indicado uma medicação analgésica e antibiótico para reduzir o risco de infecção.

Os cuidados pós-operatórios podem variar de acordo com cada procedimento efetuado. É normal apresentar um inchaço nos primeiros dias, que gradativamente vai diminuindo. Em geral 7-10 dias é o tempo suficiente para o paciente retornar às suas atividades sociais e laborais.

Fale com o Doutor

Conheça a clínica Dr. Ícaro Samuel. Não tenha receio em esclarecer qualquer tipo de dúvida que você possa ter sobre Mentoplastia: cirurgia do queixo.

Se você tiver gostado do texto “Mentoplastia: cirurgia do queixo”,  compartilhe nas suas redes sociais!