Mamoplastia Redutora

Mamoplastia Redutora

Cirurgia diminui os seios e combate as dores causadas por causa do volume das mamas!

Mamoplastia Redutora - Dr. Ícaro Samuel - Cirurgião Plástico

O assunto desse artigo será sobre “Mamoplastia redutora” Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a matéria!

Muitas mulheres sofrem por causa do tamanho das mamas, o volume causa dores nas costas, pescoço, e apresenta o tronco curvado provocando alterações na coluna devido ao peso das mamas. Seios muito grandes podem causar em algumas mulheres problemas emocionais e de saúde.

A mamoplastia redutora auxilia neste tratamento, pois através da cirurgia plástica é possível fazer a redução do tamanho das mamas com a remoção do excesso de pele, gordura e glândula mamária, deixando-os mais leve e simétrica.

Como é feita a mamoplastia redutora?

Mamoplastia Redutora - Dr. Ícaro Samuel - Cirurgião Plástico

O procedimento é realizado através de incisões nos seios com a remoção cirúrgica do excesso de gordura, do tecido glandular e de pele. Em alguns casos, o excesso de gordura pode ser removido através de lipoaspiração.

A técnica usada para reduzir o tamanho de seus seios será determinada através da avaliação médica que vai analisar o método mais indicado de acordo com o corpo da mulher, composição da mama, quantidade de redução desejada, e suas preferências pessoais. Existem muitas variações do procedimento para a mamoplastia redutora, porém os padrões mais usados são:

  • Periareolar (incisão ao redor da aréola)
  • Vertical (incisão ao redor da aréola e vertical da aréola ao sulco mamário)
  • T invertido (acrescenta o componente horizontal no sulco mamário ao padrão vertical)

A mamoplastia redutora remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o corpo da paciente. As cicatrizes são o T invertido (no sulco mamário), a periareolar e ainda o L. Mas tudo depende da mama da mulher, é necessário levar em conta a quantidade de pele flácida retirada e o tipo de incisão.

Com a incisão, o mamilo é reposicionado. A aréola é reduzida através da excisão de pele no perímetro, se necessário, o tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e modelado.

Ocasionalmente, em casos de seios extremamente grandes e pendentes, o mamilo e a aréola podem precisar ser removidos e transplantados para posição mais alta no seio (mamilo enxerto livre).

No procedimento as incisões são a aproximadas para remodelar a mama, já em tamanho menor. As suturas são realizadas em camadas profundas dentro do tecido mamário para criar e sustentar os seios; suturas, adesivos, pele e/ou fita cirúrgica podem fechar a pele. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria dos casos, tendem a melhorar significativamente ao longo do tempo.

Para quem é indicada a mamoplastia redutora?

Em pessoas que apresentam, dor lombar ou cervical é uma das principais indicações para a redução das mamas. A dor é causada pela sobrecarga causada pelo peso das mamas. O desconforto pelo uso de sutiã e a dermatite (irritação da pele) no sulco mamário também são comuns nessas pacientes.

É recomendada também em razões estéticas como mamas caídas e aréolas muito aumentadas de tamanho.

Resultados da mamoplastia redutora

O resultado é muito rápido e garante a satisfação feminina. A cirurgia da mamoplastia redutora melhora a consistência e a forma das mamas, deixando muito mais harmoniosa, além de diminuir a dor nas costas associada ao peso dos seios.

As cicatrizes ficam escondidas, situadas em áreas não expostas. No caso da mamoplastia, a cicatriz dependerá do tipo de mama e quantidade de tecido a ser retirado.

Pós-operatório

O curativo é realizado diariamente. É prescrita medicação analgésica para uso domiciliar. Recomenda-se o uso de sutiã de malha de compressão elástica e restrição dos esforços físico com o braço por 30(trinta) dias. Os pontos cirúrgicos são retirados com no tempo de uma semana.

O posicionamento definitivo das mamas é obtido a partir do 3º mês de pós-operatório. Normalmente são necessários vários meses para desaparecer o edema.

Fale com o Doutor

Conheça a clínica Dr. Ícaro Samuel. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre Mamoplastia redutora, e sobre como é realizado o procedimento, não tenha receio de perguntar.

Saiba também sobre “Mamoplastia: Entenda como é realizado o implante de silicone nas mamas”

Se você tiver gostado do texto “Mamoplastia redutora”,  compartilhe a sua experiência nas redes sociais!