Lipoaspiração

Lipoaspiração Dr. Icaro Samuel Cirurgião Plástico

Lipoaspiração

Desmistificando o assunto sobre lipoaspiração

Lipoaspiração Dr. Icaro Samuel Cirurgião Plástico

Você sabe o que de fato significa a lipoaspiração? Após contarmos sobre a rinoplastia e a ninfoplastia em nossos outros artigos, hoje vou esclarecer tudo sobre o assunto. As gorduras localizadas são uma das principais insatisfações de muitas pessoas, principalmente por não conseguirem eliminá-las, mesmo fazendo dietas e exercícios físicos. Com isso, a procura por esse tipo de cirurgia plástica vem aumentando.

O que é a lipoaspiração

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que tem como principal objetivo, remover a gordura localizada em regiões mais comuns como, abdômen, coxas e braços. O procedimento é realizado por um cirurgião plástico especializado no assunto e com as qualificações necessárias.

A lipoaspiração proporciona ao paciente um novo contorno corporal, porém, é importante deixar claro que, não auxilia na perda de peso, muito menos ao combate da obesidade.

Pré-operatório

Assim como outras cirurgias no pré-operatório da lipoaspiração recomenda-se praticamente os mesmos requisitos, como:

• Esclarecer todas as dúvidas possíveis como: qual anestesia será realizada, quais as áreas do corpo deverão ser lipoaspiradas e quais os resultados para cada área;

• Qual tipo de modelador mais indicado para ser utilizado;

• Programar sua nova rotina, reajustando todos os compromissos e tarefas por 2 semanas em média;

• Não tomar nenhum medicamente sem prescrição médica, principalmente aspirinas, melhoral, AAS, doril, Coristina e etc;

• Não fazer o uso de anticoagulantes;

• Não fazer o uso de drogas, tabaco e bebidas alcoólicas por pelo menos duas semanas antecedentes a cirurgia;

• É necessário estar acompanhado por uma familiar ou amigo no dia do procedimento cirúrgico;

• Na véspera da cirurgia é necessário jejum absoluto no total de 8 horas, inclusive água, café, balas, etc. Não se pode ingerir nada nesse período;

Tipos de lipoaspiração

Lipoaspiração Dr. Icaro Samuel Cirurgião Plástico

Os procedimentos de cirurgia plástica vêm evoluindo muito a cada dia que passa. Atualmente são diferentes tipos de lipoaspiração para atender melhor os anseios de cada paciente. Veja abaixo os diferentes tipos de lipoaspiração.

Lipoescultura: é a lipoaspiração que parte da gordura aspirada é encerra em outra determinada parte do corpo, podendo ser nos glúteos, depressores, vincos da face, entre outros locais, visando preencher essa outra área, invés de jogar fora a gordura. Cerca de 40% da gordura enxertada é reabsorvida.

Vibrolipoaspiração: essa lipoaspiração é realizada com um aparelho que faz a cânula vibrar, provocando fácil penetração na gordura, transformando o procedimento menos traumático, com menos dor no pós-operatório, além de menos sangramento.

Lipoaspiração ultra-sônica: na primeira fase da cirurgia, se insere a cânula com a ponta de ultrassom, visando liquefazer a gordura de determinada região. Após, se realiza a lipoaspiração tradicional para aspirar a gordura liquefeita e até mesmo a que não foi. Também apresenta menor trauma e menos sangramento, assim como a vibrolipoaspiração.

Lipoaspiração a laser: o procedimento é bem parecido com a ultrassônica, porém com o laser no lugar do ultra-som. A principal vantagem é a maior retração da pele, principalmente se comparada com a lipoaspiração sem laser.

Hidrolipoclasia: procedimento sem cânula. Se injeta soro fisiológico ou água destilada na gordura e em seguida se realiza ultra-som externo, visando liquefazer a gordura da região.

HLPA: também chamada de hidrolipo aspirativo, é a associação da hidrolipoclasia e a lipoaspiração tradicional ou vibrolipoaspiração. Tem como principal vantagem ser menos dolorosa devido à ação anti- inflamatória e analgésica do ultrassom.

Minilipo: é a lipoaspiração pequena, realizada com anestesia local, sendo realizada por partes. O volume lipoaspirado é menor e pode ser realizado em clínicas e consultórios.

Lipo Tumescente: é outro nome da minilipo e lipo-light. Em todas as técnicas de lipoaspiração se injeta anestésico, soro fisiológico e adrenalina. Sendo assim, toda lipoaspiração tumescente.

Como funciona

A lipoaspiração se inicia com a colocação de um instrumento cilíndrico na região em que se deseja retirar a gordura. Esse instrumento cilíndrico vai direto à camada de tecido adiposo. O mesmo fica conectado a um dispositivo que gera ar para que haja a retirada da gordura. Quando o instrumento cirúrgico entra no lugar da gordura, elas se soltam e facilita que as mesmas sejam retiradas para fora do corpo.

eBook Dr. Ícaro Samuel Cirurgião Plástico

Pós-operatório

Assim como em todas as outras cirurgias, o pós-operatório exige cuidados e tem suas características típicas, como inchaço na região operada, hematomas, dores e desconforto. No entanto, na lipoaspiração recomenda-se 20 sessões de drenagem linfática logo no início. Sendo no 3º dia pós-operatório, na região que não foi operada e por volta do 5º dia na região lipoaspirada. A drenagem linfática ajuda a reduzir o inchaço e hematomas, além de proporcionar melhora no contorno corporal.

Outra recomendação para pacientes de lipoaspiração é o uso da cinta elástica. Ela será fundamental para ter bons resultados. Recomenda-se ficar com ela nos dois primeiros dias sem tirar e utilizar por 15 dias retirando a cada 48 horas apenas para higiene pessoal.

Não se deve deitar sob o local aspirado, não fazer esforços nas duas primeiras semanas, como exercícios físicos, academia ou pegar peso, sendo necessário movimentar as pernas com bastante frequência para não correr o risco de trombose encosta profunda.

Cicatriz

Devido aos furos da lipoaspiração ter menos de 1 cm, as cicatrizes são invisíveis.

Assim como qualquer outra cirurgia ela possui seus riscos, portanto, se atente a procurar um médico de sua confiança, qualificado e com bom histórico profissional, para que não corra riscos graves, evitando problemas.

No aspecto geral, a cirurgia é tranquila, a cada dia vêm sendo desenvolvidas novas técnicas, visando transformar o procedimento em algo menos doloroso e de fácil recuperação, além de menos riscos. Se você deseja ficar com a autoestima elevada, vale a pena investir na ideia.

Fale com o Doutor

Conheça a clínica do Dr. Ícaro Samuel. E tire suas dúvidas sobre lipoaspiração.

Se você tiver gostado do texto.  compartilhe nas suas redes sociais!