Lipoaspiração: Saiba como é Feito este Procedimento

Lipoaspiração: Saiba como é feito este procedimento

A lipoaspiração remove os depósitos de gordura e modela o corpo

Lipoaspiração - Dr. Ícaro Samuel - Cirurgião Plástico

Um dos procedimentos mais realizados na cirurgia plástica é a lipoaspiração. A cirurgia é a mais procurada entre as mulheres, devido ao estrógeno que contribui para a formação de gordura nas nádegas e culotes. Os homens também são adeptos ao procedimento para retirar gorduras localizadas na região abdominal e na cintura.

Algumas pessoas apesar de se exercitarem e manter hábitos saudáveis, não consegue eliminar a gordura localizada, neste caso é indicado fazer uma lipoaspiração.

A lipoaspiração é uma técnica que consiste na aspiração de gordura através de cânulas. Ela pode ser feita em diversas partes do corpo, desde que haja gordura localizada.

A lipoaspiração pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas. Geralmente é retirado, no máximo, 5% do peso do corporal.

Como funciona

Lipoaspiração - Dr. Ícaro Samuel - Cirurgião Plástico

A cirurgia é feita através de incisões localizadas nas dobras de pele ou em locais onde as cicatrizes resultantes ficarão praticamente imperceptíveis. É infiltrada uma injeção composta por soro fisiológico e adrenalina que minimiza a perde de sangue, e consequentemente, de trauma cirúrgico. Além disso, o tecido gorduroso fica mais frouxo, facilitando o processo de aspiração.

As cânulas são introduzidas através da pele e até chegar ao tecido adiposo, local de onde é aspirada a gordura localizada. São definidos os pontos certos para a inserção das cânulas, e assim, retirar as gorduras de acordo com a anatomia do paciente.

A lipoaspiração pode ser feita com anestesia geral, peridural ou local, dependendo da quantidade de regiões abordadas. Caso a anestesia seja geral, há a necessidade de intubação orotraqueal e uso de aparelhos que ajudam a respiração.

Em geral, as cicatrizes de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro, mas podem ficar quase imperceptíveis com o tempo, e não causam incômodo.

A lipoaspiração pode ser associada a outros procedimentos como a cirurgia de face, abdome e mamas para refinar o resultado final.

Preparo antes da lipoaspiração

Lipoaspiração - Dr. Ícaro Samuel - Cirurgião Plástico

Antes da lipoaspiração recomenda-se fazer exames de sangue de laboratório para ver se o paciente está apto para fazer a cirurgia sem correr riscos.

Para realizar a lipoaspiração é necessário que o paciente esteja em boas condições de saúde.

– Será preciso ficar em jejum durante 8 horas;

– Tome a medicação habitual, caso o médico não contraindique até ao dia da cirurgia;

– Faça uma dieta liquida e ligeira nos dois dias anteriores;

Tempo da cirurgia

O tempo de duração da lipoaspiração depende muito da extensão e área ser aspirada, mas, em média, o procedimento leva de 3 a 4 horas.

Recuperação

A recuperação depois da lipoaspiração depende da quantidade de gordura retirada e do local que foi aspirado, porém as primeiras 48 horas são aquelas que exigem mais cuidados, principalmente com a postura e com a respiração para evitar complicações.

É necessário que os pacientes mantenham o repouso absoluto, ingerindo grande quantidade de líquidos isotônicos para repor os fluidos perdidos durante a cirurgia. Não se preocupe, pois o inchaço é normal após este procedimento e começará a melhorar após 1-2 semanas, assim como as manchas roxas. É muito importante se proteger do sol por pelo menos 2 meses, para evitar a ocorrência de manchas na pele.
Tome os medicamentos indicados pelo médico para aliviar a dor.

Indicação

O procedimento não substitui os bons hábitos de alimentação, prática de exercícios e não deve ser considerado um procedimento milagroso para perda de peso.
Não é um tratamento para obesidade, tampouco para o emagrecimento, sendo sempre uma opção indicada pelo médico e dependendo das suas condições físicas e de saúde.

Toda e qualquer cirurgia depende de avaliação profissional prévia.

Quer saber mais sobre a lipoaspiração? Veja o vídeo abaixo e baixe nosso e-Book!

eBook Dr. Ícaro Samuel Cirurgião Plástico

Fale com o Doutor

Conheça a clínica Dr. Ícaro Samuel. Não tenha receio em esclarecer qualquer tipo de dúvida que você possa ter sobre Lipoaspiração. A nossa equipe é totalmente especializada no assunto e podemos lhe ajudar.

Tire dúvidas também sobre “Rinoplastia” no próximo artigo.

Se você tiver gostado do texto “Lipoaspiração: Saiba como é feito este procedimento”,  compartilhe nas suas redes sociais!