Lipoaspiração ou abdominoplastia? As Diferenças nos procedimentos

Lipoaspiração ou abdominoplastia? As Diferenças nos procedimentos

Lipoaspiração ou abdominoplastia? As Diferenças nos procedimentos

Em busca do corpo perfeito, muitas pessoas acabam recorrendo aos procedimentos cirúrgicos para eliminar as temidas gordurinhas. A gordura localizada é extremamente difícil de eliminar apenas através de dietas e exercícios, por isso, as cirurgias plásticas são cada vez mais procuradas por quem deseja eliminar de uma vez os excessos de gordura acumuladas no corpo.

Dentre as partes que mais incomodam, o abdômen está em primeiro lugar das partes que são submetidas à cirurgia. E é aí que entra uma grande questão. Hoje em dia, existem diversos tipos de cirurgia plástica para a região da barriga, porém, diferente do que todo mundo pensa, cada cirurgia serve para uma finalidade específica e por isso, é fundamental pesquisar e procurar saber bem antes de decidir qual procedimento fará.

Das cirurgias que mais são realizadas, a lipoaspiração e abdominoplastia estão no topo da lista. No entanto, como já mencionado, cada uma tem a sua funcionalidade, e saber quais são elas é fundamental. Se você está pensando em fazer uma cirurgia plástica na região do abdômen e está em dúvida de qual procedimento é ideal para o seu caso, veja as principais diferenças entre a lipoaspiração e a abdominoplastia.

1 – Retirada de gordura

A primeira grande diferença entre a lipoaspiração e abdominoplastia é a quantidade de gordura que é retirada. Na lipoaspiração, toda a gordura é sugada por meio de uma cânula, enquanto que na abdominoplastia, retira-se uma parte da pele da região abaixo do umbigo.

Na lipoaspiração, o paciente pode escolher a quantidade de gordura que retirará, podendo ir desde uma pequena até uma grande quantidade. Já na abdominoplastia não se retira tanta gordura. O que sai é um pouco da gordura que está junto com a pele localizada abaixo do umbigo, e assim, não é possível retirar uma grande quantidade de gordura de uma vez.

2 – Cicatriz

Outra grande diferença entre os dois procedimentos é a cicatriz obtida após a cirurgia. A lipoaspiração é feita através de cânulas, ou seja, não é feito nenhum corte na pele. Dessa forma, as cicatrizes desse método tem, no máximo, 4 mm de tamanho, sabendo que a quantidade de cicatrizes varia de acordo com a quantia de gordura retirada.

A abdominoplastia, por sua vez, se trata de uma cirurgia com corte. Nesse procedimento, é feito um grande corte para que se possa retirar toda a pele acumulada abaixo do umbigo, deixando-a com um aspecto mais firme e liso. Dessa forma, a cicatriz é bem maior.

3 – Flacidez

Uma importante diferença entre os dois procedimentos que nem sempre é ressaltada é que uma pode acabar com a flacidez, enquanto outra, pode acentuar ainda mais esse problema. A abdominoplastia serve justamente para retirar todo o excesso de pele (preste atenção: excesso de pele, e não de gordura!) na região abaixo do umbigo. Diante disso, esse procedimento é indicado para pessoas que não tem tanta gordura abdominal, mas que possuem um excesso de pele, que pode ser resultado de uma gravidez ou de uma perda de peso rápida, por exemplo.

A lipoaspiração por sua vez, serve para retirar apenas a gordura localizada, a qual é sugada por meio das cânulas. Ou seja, não elimina nada de pele, pelo contrário, em casos em que já se tenha flacidez, a tendência é que a lipoaspiração aumente esse excesso.

4 – Recuperação

A lipoaspiração não utiliza grandes cortes, por isso, apresenta uma recuperação um pouco mais rápida. Enquanto isso, a abdominoplastia requer um pouco mais de repouso e cuidado, pois é um tanto mais invasiva e precisa de mais tempo para cicatrizar por completo.

Essas são as principais diferenças entre a lipoaspiraçãoabdominoplastia. Para os casos em que se tenha os dois problemas: gordura e excesso de pele, é possível fazer os dois procedimentos de uma vez. Primeiramente, utiliza-se a lipoaspiração para retirar os excessos de gordura, e em seguida, se faz a abdominoplastia para acabar com a flacidez, tendo um abdômen muito mais magro e definido ao mesmo tempo. O nome desse procedimento que alia as duas técnicas se chama lipoabdominoplastia.

Agora você já sabe quais são as principais diferenças e já é capaz de identificar qual o melhor procedimento para você. Porém, não descarte uma conversa mais séria com um médico, pois ele é a melhor pessoa para avaliar o seu caso e te ajudar nessa missão.

Give a Reply