Linhas de expressão: como tratar o problema

linhas de expressão - Dr. Ícaro Samuel Cirurgião Plástico

Linhas de expressão: como tratar o problema

Linhas de expressão: como tratar o problema

Quando você sorri ou aperta os olhos, aparecem rugas que se desfazem à medida que a expressão volta ao normal? Esses vincos são as chamadas linhas de expressão, primeiros sinais do envelhecimento da pele.

As linhas de expressão são rugas dinâmicas que surgem devido aos movimentos repetitivos dos músculos faciais, principalmente no entorno dos olhos, boca e testa. Depois dos 30 anos, as quantidades de colágeno e elastina, substâncias produzidas naturalmente pelo organismo, começam a diminuir.

Como resultado, a pele perde elasticidade e firmeza. Além da idade, outros fatores contribuem para o surgimento das linhas de expressão. A radiação solar, má alimentação, tabagismo, alcoolismo, estresse e depressão podem acentuar esse tipo de marcas no rosto, causando o envelhecimento precoce.

 Linhas de expressão: para casa fase, um tratamento

linhas de expressão - Dr. Ícaro Samuel Cirurgião Plástico

Com o passar do tempo, com menos colágeno e elastina, a pele perde a elasticidade e firmeza. A quantidade de ácido hialurônico também diminui, afetando a plasticidade da pele. O resultado é a formação de linhas de expressão, processo que pode ser acelerado por outros fatores, além da idade. E para cada fase da vida, há maneiras para prevenir e tratar as linhas de expressão. Protetor solar e hidratante são dois aliados da pele.

  1. Até os 20 anos, tudo o que você precisa é proteger a pele contra os raios ultravioletas. Como? Usando protetor solar, mesmo nos dias nublados. Limpeza diária da pele e hidratação são fundamentais para manter a pele viçosa. Quando perceber os primeiros sinais, é importante usar um produto específico, como o ácido glicólico, que estimulam a produção de uma substância importantíssima para a pele, o colágeno.
  2. Dos 30 aos 40 anos, a pele do rosto exige um cuidado maior para evitar o aprofundamento das linhas de expressão. Cremes à base de ácido hialurônico são recomendados para atenuar marcas estáticas. É importante consultar o dermatologista para avaliar as condições gerais da pele. O médico especialista é a pessoa certa para indicar os tratamentos anti-idade.
  3. A partir dos 40 anos, as linhas de expressão ficam mais aparentes. É necessário estimular a produção de colágeno. Isto pode ser feito com cremes à base de ácido retinoico. O preenchimento facial ou aplicação da toxina botulínica são duas opções para renovar a face.
  4. Dos 50 anos em diante, além dos cuidados diários, é necessário fazer outros tratamentos estéticos, como a aplicação de toxina botulínica ou preenchimento facial, para rejuvenescer a face. Importante usar cremes específicos para a região dos olhos e outro para o restante do rosto.

 Toxina botulínica e preenchimento facial

A aplicação de toxina botulínica é indicada para o tratamento das rugas dinâmicas, que são as linhas visíveis quando há contração dos músculos da face. Esta substância paralisa temporariamente a musculatura, suavizando as linhas de expressão e evitando o aprofundamento dos sulcos. O preenchimento facial com ácidos (o mais usado é o hialurônico) também ajuda a suavizar as linhas de expressão.

Leia também [ Entenda as principais diferenças entre botox e preenchimento facial ]

Para quem ainda está na casa dos 20, a prevenção é o melhor caminho. Protetor solar diário, limpeza e hidratação, com produtos de qualidade. A partir dos 20, é recomendável ir ao dermatologista, pelo menos, duas vezes ao ano. Depois dos 30, é hora de planejar tratamentos estéticos mais específicos, prescritos pelo dermatologista.

Cuidados básicos para prevenir as linhas de expressão

Diariamente, é importante limpar, tonificar e hidratar a pele. Esse ritual deve ser feito, duas vezes ao dia, para obter resultados mais eficazes. Produtos que estimulam a produção de colágeno, com os cosméticos à base de ácido retinoico, são ideais para recuperar a elasticidade e firmeza da pele. Mas, antes, faça uma consulta dermatológica para não correr o risco de usar os produtos inadequados ao seu tipo de pele.

Outra recomendação essencial é a fotoproteção. Não exponha a pele ao sol, sem, antes usar o protetor solar. Lembre-se que os efeitos da radiação ultravioleta são cumulativos. Além disso, o excesso de sol na pele pode levar a outro problema gravíssimo, o câncer de pele.

A hidratação do organismo e a alimentação saudável são extremamente importantes para manter a beleza da pele. Portanto, beba, pelo menos, dois litros de água ao dia, inclua, na dieta, legumes, hortaliças, frutas, carnes magras e grãos integrais.

Seguindo essas recomendações básicas é possível retardar o aparecimento das linhas de expressão.

Gostou desse post?

Compartilhe e leia outros artigos no blog!

Give a Reply