Entenda as principais diferenças entre botox e preenchimento facial

diferenças entre botox e preenchimento facial

Entenda as principais diferenças entre botox e preenchimento facial

Entenda as principais diferenças entre botox e preenchimento facial

O universo da beleza está repleto de tratamentos para rejuvenescer a face. Todo ano são lançados cosméticos, técnicas e equipamentos que ajudam os profissionais a eliminar os sinais do envelhecimento como as rugas, linhas de expressão e flacidez, além dos danos causados pelos raios ultravioletas, doenças de pele e marcas de lesões no rosto.

Em meio a tantas novidades, há dois tratamentos que continuam em alta: a toxina botulínica, mais conhecida como Botox (marca comercial), e o ácido hialurônico. São substâncias de grande eficácia para os tratamentos estéticos.

Qual desses tratamentos escolher? Saiba quais são as principais diferenças entre o botox e o preenchimento facial.

Botox

diferenças entre botox e preenchimento facial

Uma das principais diferenças entre botox e preenchimento facial é que o botox não é usado para repor o volume da face. Esta substância tem efeito paralisante, ou seja, bloqueia a contração muscular, evitando a formação de rugas e, ao mesmo tempo, a ação relaxante da toxina botulínica atenua as rugas dinâmicas e superficiais existentes. O rosto fica com a aparência mais jovem porque o relaxamento facial suaviza essas marcas de envelhecimento, além de prevenir o surgimento de outros vincos na pele.

Leia também [ Descubra o seu formato de rosto ]

A toxina botulínica é utilizada em tratamentos das rugas localizadas entre as sobrancelhas, testa, queixo e os pés de galinha que surgem ao redor da boca e dos olhos. O botox também pode ser usado para atenuar as linhas que se formam no colo e no pescoço. Aplicada nas pálpebras superiores, a toxina botulínica melhora a aparência dessa região porque atenua a flacidez, que deixa o olhar “caído”.

A duração dos resultados está entre as diferenças entre o botox e o preenchimento facial. A injeção de botox é realizada com agulhas fininhas na área a ser tratada. O procedimento é rápido, durando menos de meia hora. O botox começa a agir 48 horas após a aplicação. Os efeitos desse tratamento são perceptíveis de 10 a 15 dias após a aplicação.

Mas é importante saber que o botox não garante resultados definitivos. Com o passar do tempo, será necessária uma nova sessão de tratamento. Em geral, o botox deve ser aplicado com intervalos de 4 a 6 meses, ao contrário do preenchimento facial, que pode durar até dois anos.

A dosagem de toxina botulínica também precisa ser bem equilibrada para o rosto não ficar com a expressão congelada, muito artificial. Erros na aplicação de botox podem resultar em pálpebras caídas ou feição assimétrica, quando os resultados dos tratamentos são diferentes, em cada parte da face. Daí a importância de fazer aplicações de botox com um profissional especializado.

Para você não esquecer as principais diferenças entre botox e preenchimento facial:

• O botox não serve para repor o volume nem aumentar os lábios
• A toxina botulínica paralisa temporariamente a musculatura da face
• O tratamento atenua rugas dinâmicas (canto dos olhos, boca e na testa)
• O efeito paralisante dos músculos, evita o aprofundamento de vincos
• O botox melhora o contorno da face
• O efeito da toxina botulínica dura até 6 meses

Preenchimento facial

diferenças entre botox e preenchimento facial

As diferenças entre botox e preenchimento facial é que o preenchimento facial repõe o volume e trata rugas estáticas com maior eficácia. A substância mais utilizada no preenchimento facial é o ácido hialurônico sintético, que já existe naturalmente na pele.

Esta substância ajuda a repor o volume do rosto, melhorando os contornos e renovando completamente a expressão. A aplicação pode ser feita em todas as áreas que estão flácidas, com aquele aspecto murcho: bochechas, região das têmporas, ao redor da boca e do nariz. O preenchimento facial com ácido hialurônico recupera o volume do rosto, deixando-o com a aparência muito mais jovem.

Há três tipos de preenchimento facial: de baixa, média e alta densidade. Para cada área do rosto e tipo de problema, o profissional definirá a quantidade de substância de preenchimento a ser aplicada. Para repor o volume das bochechas, por exemplo, é necessário fazer aplicações de alta densidade para garantir a sustentação mais efetiva.

Na área entre a boca e o nariz, onde há vincos mais profundos, o preenchimento de média densidade é suficiente. O ácido hialurônico de baixa densidade hidrata profundamente a pele e estimula a produção de colágeno, proteína importantíssima para a renovação da pele.

O profissional utiliza microcânulas para injetar o ácido, colágeno e gordura para fazer o preenchimento. O efeito do preenchimento facial é imediato, no entanto, como o rosto fica inchado, nos primeiros dias, o resultado será melhor percebido, após uma semana.

É recomendável que o preenchimento facial seja realizado em várias sessões, sem exageros na quantidade de ácido hialurônico para evitar uma aparência artificial. A vantagem desse ácido, em relação ao botox, é que essa substância está presente no corpo, o que facilita a absorção, evitando reações e alergias. Além disso, o preenchimento facial dura, no mínimo, um ano, e os efeitos do ácido hialurônico sobre a produção de colágeno são prolongados.

Para você lembrar as principais diferenças entre botox e preenchimento facial, lembre-se que:

• O preenchimento facial repõe o volume do rosto e dos lábios
• É indicado para o tratamento de rugas estáticas (mais profundas)
• Ajuda a remodelar o contorno da face
• O efeito é imediato e pode durar dois anos

Entendeu as principais diferenças entre botox e preenchimento facial? Se você deseja tratar rugas dinâmicas, aquelas que surgem quando contraímos os músculos da face, pode fazer o tratamento à base de botox. Mas se a finalidade é repor o volume da face, perdido em consequência do envelhecimento, e eliminar rugas mais profundas, o ideal é fazer preenchimento facial.

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre botox e preenchimento facial, é só marcar uma consulta com um especialista para saber qual o tratamento mais indicado para a sua pele.

Gostou desse artigo? Compartilhe e leia outros posts no blog!

Give a Reply