10 dicas para uma vida saudável

10 dicas para uma vida saudável

Atualmente, sabemos que para ter uma vida realmente saudável é preciso ter qualidade de vida, estar atento a diversos fatores fundamentais que fazem a diferença na nossa saúde. Por isso, separei 10 dicas para manter uma vida de maneira fácil e que irá depender apenas da sua dedicação.

A aparência sempre foi uma preocupação para as pessoas e o desejo pelo corpo perfeito é o principal fator para criar o hábito de comer bem e praticar exercícios.

No entanto, com o passar do tempo as coisas mudaram, e grande parte das pessoas compreenderam que para ter um corpo bonito, a saúde é a principal responsável. Sendo assim, ideias mudaram, permitindo que as pessoas se preocupem mais com novas maneiras para adquirir uma vida saudável.

Alimentação

A alimentação é um dos principais fatores para adquirir uma vida saudável. Através dela, terá o sono regulado, força e disposição para praticar exercícios, além de ser capaz de eliminar, prevenir e reduzir grandes problemas de saúde.

Diversos alimentos trazem benefícios à saúde e separei alguns entre tantos para que conheça os benefícios:

  • Matcha: ajuda no combate e prevenção ao câncer, colesterol, desenvolve o metabolismo, ajuda a melhorar a concentração; redução do estresse; ajuda a reduzir a celulite; etc;
  • Abóbora: traz benefícios a pele, deixando-a mais bonita e saudável; também ajuda na prevenção contra o câncer; prevenção de doenças cardíacas;
  • Quinua: excelente para quem pratica exercícios, por ser uma rica fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico; rico em vitaminas A, B6, B1, E e C, além dos minerais como cálcio, fosfato, cobre, magnésio, cloro e zinco.
  • Tomate: excelente para a prevenção do câncer de próstata;
  • Soja: redução de taxas de doenças cardíacas, prevenção ao câncer, osteoporose;
  • Brócolis: prevenção do câncer de pulmão, estômago, cólon e reto.

Esses foram apenas alguns alimentos, há diversos que podem trazer infinitos benefícios para a sua saúde. Por isso, recomenda-se sempre ter um prato colorido com salada, legumes, proteínas, carboidrato e comer frutas.

Falamos dos alimentos benéficos a saúde, porém para ter uma vida e alimentação saudável é preciso cortar também alguns alimentos e hábitos que prejudicam e atrapalham para ter a vida saudável que deseja, entre eles: refrigerantes, fritura, doces (calóricos e repleto de açúcar, balas, pirulitos, chiclete), falta de água, não comer nas horas corretas e etc.

A alimentação é realmente um dos principais fatores, por isso, invista em uma dieta rica em nutrientes e benefícios. O ideal é fazer uma consulta com um Nutricionista, ele vai te orientar a comer da forma correta, de acordo com o seu peso, altura e possíveis patologias.

Beba bastante água

A água é algo que não se pode dispensar de maneira alguma. É a principal bebida e a única extremamente natural, livre de calorias, açúcar, corantes, etc. Segundo pesquisas é necessário beber no mínimo 2 litros de água por dia, para que o corpo se mantenha saudável, nutrindo todos os órgãos que precisam de água.

Sendo assim, beba água com frequência e regularmente. Ao longo do dia ou sempre que sentir sede. Ande sempre com uma garrafa de fácil acesso para facilitar o hábito.

Dormir bem

Dormir bem é outro fator importantíssimo, através do sono teremos nosso metabolismo em bom funcionamento, o que resultará no controle de peso, inclusive perda de peso para quem deseja.

Muitas pessoas não sabem, mas para ter a tão sonhada perda de peso, é preciso estar com o metabolismo em ordem e isso se consegue através de boas noites de sono, descanso e alimentação saudável.

Segundo pesquisas, pessoas que sofrem de insônia crônica, correm 3 vezes mais riscos de morrer. O ideal são 8 horas de sono por noite.

Atividades físicas

As atividades físicas são fundamentais para a vida saudável. Conseguindo unir boa noite de sono, boa alimentação, atividades físicas, o caminho já está praticamente perfeito.

As atividades físicas trazem diversos benefícios à saúde, como redução de morte prematura, combate a doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, cancro de cólon, redução da depressão e ansiedade, ajuda no controle de peso corporal, redução da hipertensão arterial, flexibilidade, bom funcionamento dos músculos e ossos, etc.

Devido aos diversos fatores positivos, a atividade física é realmente indispensável. Pratique qualquer exercício de sua preferência, seja a musculação, zumba, yoga, pilates, caminhada, corrida, dança, etc. o importante é praticar.

Meditação

A meditação é uma prática que ajuda também a ter uma vida saudável, proporcionando ótimos benefícios, como, controle da ansiedade, respiração, depressão, trazendo paz interior e ânimo.

Mantenha a calma

O cotidiano é algo estressante e repleto de desavença. No entanto, ter uma vida saudável e repleta de estresse fica um pouco difícil, não é mesmo?! Por isso, procure formas de se acalmar, mantendo seu controle interior, ouça música enquanto dirige, leia, ouça algo que lhe faça bem e dar risada. Faz diferença, experimente!

Corte hábitos negativos

O consumo de álcool, drogas e tabaco se tornam cada vez mais frequentes e cada dia mais cedo na vida das pessoas. Esses são hábitos que devem ser cortados, pois proporcionam diversos prejuízos à saúde física e emocional. Elimine-os e tenha uma vida saudável.

O que te faz bem

Procure sempre hábitos que lhe fazem bem, trazem prazer, ânimo e felicidade, vá ao cinema, teatro, desenhe, converse com amigos, faça um passeio, enfim, sempre o que lhe proporciona paz interior, mantendo-o calmo e satisfeito.

Ler

Ler é um hábito que todas as pessoas deveriam ter, pois trabalha bastante o cérebro, exercitando sua memória, interpretação, atenção, além de relaxar e lhe proporcionar viajar sem sair do lugar.

Mexa-se com frequência

Muitas vezes trabalhamos ou nos mantemos muito tempo sentados, sem ao menos nos lembrar de levantar para exercitar. Não devemos ficar muito tempo na mesma posição, pois prejudica a circulação, a coluna e acaba desencadeando outros fatores, como dor nas costas, cãibras, até mesmo problemas mais graves como cardíacos, circulatórios e etc.

Lembre-se sempre de levantar pelo menos a cada 10 minutos para se esticar, alongar e voltar a fazer a sua atividade.

Essas dicas são importantíssimas e devem estar inclusas na rotina para ter uma vida mais saudável, com bons hábitos, livre de qualquer problema. No geral, o importante de verdade é unir todos esses fatores e ser feliz de forma que proporcione ânimo, principalmente para continuar se dedicando a uma vida saudável.

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