Como se manter jovem

Como se manter jovem

Iniciaremos hoje uma série sobre: “Como se manter Jovem” e abordaremos diversos assuntos como: Cuidado com a pele, Exercícios, Stress e Mente. Tudo para que você tenha uma vida longa e mais saudável, nos acompanhe nesse e nos próximos textos.

Hoje, vamos começar falando sobre os cuidados com a alimentação.

Sabemos que o alimento é a fonte do nosso viver, porém, precisamos conhecer os melhores ingredientes para colocar na nossa mesa.

É difícil encontrar alguém que não goste de comer, certo? Realmente comer é tudo de bom, mas precisamos saber balancear nossa alimentação. O excesso de consumo de produtos industrializados, fast food vem aumentando cada vez mais.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apresentou em 2014 o resultado de uma pesquisa feita com a população brasileira, nessa pesquisa o IBGE mostra que a obesidade vem aumentando cada vez mais em todas as idades.

Portanto, a alimentação deve ser cada vez mais, uma aliada à prática de atividades físicas na prevenção de doenças. Por isso, neste artigo, vamos fazer uma reflexão sobre os alimentos que você deve consumir para ter uma vida cada vez mais saudável.

Alguns dos maiores segredos da alimentação saudável são:

• Evitar ingerir alimentos com conservantes ou aditivos artificiais, como enlatados ou refeições pré-preparadas para o consumo;
• Reduzir o consumo de alimentos refinados, como farinha de trigo branca ou açúcar;
• Não comer alimentos com muita gordura, como aqueles que são fritos;
• Investir numa alimentação variada e colorida:
• Preferir comer alimentos de origem biológica;
• Beber muitos líquidos, pois a água completa o equilíbrio e cuidado com o corpo;

A alimentação livre dos industrializados, conservantes e corantes e ricos em nutrientes e fibras fazem com que todo o metabolismo funcione de maneira correta, evitando doenças crônicas e degenerativas.

Para uma alimentação saudável recomenda-se:

• Consumir vegetais, frutas, verduras e legumes da estação (temporada), porque são geralmente mais frescos, além de mais baratos;
• Escolher alimentos variados para garantir uma dieta equilibrada em nutrientes, vitaminas, água e sais minerais;
• Dar preferência a produtos naturais, ou seja, não industrializados;
• Quando não for possível evitar o consumo de alimentos industrializados, ingerir em pequena quantidade e não repeti-los por dias seguidos.

Higiene

Um dos pontos muito importante também é a questão do manuseio e da higiene dos alimentos. A parte da higienização do alimento é uma condição básica. Para fazer a limpeza das frutas e verduras é necessário que a água seja filtrada para que possíveis resíduos possam ser eliminados.

Caso não tenha acesso a água filtrada, ferva a água durante 15 minutos para que possíveis microrganismos e resíduos possam ser eliminados. É preciso lavar as frutas e verduras muito bem antes de ingeri-las, pois no caminho até a mesa da sua casa ela pode trazer consigo, germes, parasitas e resíduos agrotóxicos.

O cozimento elimina as possíveis larvas de parasitas causadoras de doenças, que as carnes podem conter, como por exemplo, as larvas de tênia. Por isso, é preciso evitar o consumo de carnes mal cozidas ou mal passadas.

Outra recomendação é lavar com água corrente e sabão os utensílios usados para servir e preparar os alimentos, como por exemplo, panelas, pratos, talheres e copos. É importante também lavar sempre as mãos antes das refeições, para evitar qualquer tipo de ingestão de germes.

Além dos cuidados citados e da higiene, são recomendações importantes para a alimentação saudável: mastigar bem os alimentos, evitar comida muito condimentada, não comer em excesso e fazer as refeições em horários regulares.

Conservação

É importante adquirir o hábito de verificar o estado de conservação dos alimentos. Caso algum alimento não se apresente em bom estado, não deve ser consumido.

Por exemplo, as indicações para se saber se o peixe (fresco ou congelado) está em bom estado para consumo são: guelras (brânquias) vermelhas, olhos brilhantes e escamas firmes. Todo o tipo de carne em bom estado de conservação aparenta coloração natural e consistência firme.

Antes de consumirmos alimentos industrializados devemos ficar atentos quanto:

• As embalagens (latas) não estarem enferrujadas, estufadas e nem amassadas;
• Ao prazo de validade constante na embalagem.

Caso contrário corre-se o risco de consumir alimento estragado, e a ingestão de conservas estragadas pode provocar intoxicações graves e doenças.

Como nossa alimentação é super importante, não é mesmo? Vamos dar mais valor aos alimentos. Esperamos que tenham gostado e vejam o próximo artigo 10 Dicas para Manter uma Vida Saudável. Até a próxima!

Caso tenha alguma dúvida, nos contate! Se você tiver gostado do texto, compartilhe nas suas redes sociais!

Inscreva-se para receber novidades

loading...

Dr. Ícaro Samuel

Palmas-TO

Quadra 404 Sul, Alameda 02, QC1, Lote 07,
Clínica Boutique MedSpa, Plano Diretor Sul
(63) 3216-4091

Araguaína-TO

Av. José de Brito Soares, Nº 877
Setor Anhanguera, Galeria WA, Sala 3 e 4
(63) 3414-4370

Atendemos também em:

Redenção - PA
Porto Nacional - TO

Redes Sociais

Siga o DR. Ícaro Samuel nas redes sociais