Bichectomia

Saiba em detalhes o que é e como funciona a bichectomia

Bichectomia Dr. Ícaro Samuel Cirurgiao Plástico

O que é bichectomia

A bichectomia é um procedimento cirúrgico em que ocorre a retirada em partes, ou total de duas bolsas de gorduras localizadas nas bochechas, entre mandíbula e maxilar, chamadas também de “bolas de Bichat”.

Essas bolsas estão presentes no corpo de qualquer pessoa, não importa se ela está acima do peso, ou não.
O objetivo da bichectomia é totalmente estético com a finalidade de afinar o rosto.

Para alguns profissionais, a bichectomia tem suas particularidades, pois, a região do rosto tende a perder a gordura conforme a idade e com a retirada das bolas de Bichat, o resultado pode aparentar de uma pessoa mais velha.

Passo a Passo:

Nomes do Procedimento:

Bichectomia ou Remoção das bolas de Bichat

Indicação

O procedimento de bichectomia é para qualquer pessoa que deseja afinar o rosto, o objetivo é apenas estético.
Qual o médico responsável pela bichectomia?

Esse tipo de procedimento cirúrgico deve ser realizado exclusivamente por cirurgiões plásticos.

Pré Requisitos para realizar a bichectomia

O primeiro passo é realizar a sua avaliação clínica, fazer todos os exames pré-operatórios para saber se existe alguma contraindicação.

Os exames pedidos pelo seu médico, podem variar de hemograma completo, coagulograma e glicemia. Sempre é indicado que você passe por um cardiologista.

Contraindicações

Pessoas que possuem doenças infecciosas

Como é feita a bichectomia?

A bichectomia, não se relaciona a nenhum outro procedimento, o corte é feito dentro da boca e por isso a cicatrização não é aparente. Nesse tipo de cirurgia, o paciente recebe anestesia local ou geral e depois o médico faz a incisão no interior da boca, assim as gorduras são retiradas parcialmente.

Bichectomia Dr. Ícaro Samuel Cirurgiao Plástico

Quanto tempo dura a bichectomia?

O tempo de duração da cirurgia dependerá da experiência do médico e de quaisquer eventuais complicações. Mas a bichectomia dura em média entre uma hora a uma hora e meia.

Complicações que podem ocorrer?

O local onde ficam localizadas as gorduras de bichat fica próximo a duas ramificações do nervo trigêmeo, o ramo maxilar e o ramo mandibular. Assim como outros vários nervos que possuímos no rosto, o nervo trigêmeo é um nervo muito sensível que é responsável pelo controle das sensações que temos no rosto.
Caso o médico, não tenha experiência na área de bichectomia, ele pode danificar o nervo e causar uma paralisia facial. Por isso a importância de escolher bem o profissional para realizar a cirurgia, pois são raras as ocorrências com médicos experientes.

Pré Operatório Bichectomia

Além dos exames pré-operatórios, da avaliação cardiológica, é parte fundamental que o paciente faça um jejum de oito horas.

Pós-Operatório

O pós-operatório é bem simples e apresenta leves desconfortos, os mais comuns são pequenos inchaços na região, por conta do corte cirúrgico, mas que podem ser tratados com compressa de água fria, de maneira muito simples. Caso o procedimento tenha sido feito por meio intraoral é necessário que o paciente evite ingerir alimentos cítricos.
Além disso, o protetor solar é indispensável, já em relação ao retorno às atividades normais, em geral demora uma semana e a volta ás atividades físicas depende da avaliação e indicação do seu médico.

Antes e Depois

A bichectomia tem o objetivo de afinar levemente o rosto. As pessoas que possuem uma bochecha um pouco mais ressaltadas, podem notar uma diferença maior. Agora, as pessoas que são mais bochechudas, como possuem mais gorduras, podem não notar muita diferença.

Lembrando que com o passar dos anos o rosto começa a sofrer uma perda natural da gordura e por isso muitas pessoas podem optar por fazer preenchimentos depois.

Bichectomia Dr. Ícaro Samuel Cirurgiao Plástico
Bichectomia com..

O implante facial ou o preenchimento com ácido hialurônico pode ressaltar o afinamento do queixo, causando uma ilusão de ótica. Converse com o seu médico e veja se é indicado para o seu caso.

Por fim, não custa lembrar que o procedimento é irreversível, ou seja, a remoção da gordura é definitiva. Quanto aos resultados, estes começam a aparecer após três semanas e a recuperação total é concluída decorridos seis meses da cirurgia.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a Bichectomia, não tenha receio de perguntar. Esclareça suas dúvidas sobre Bichectomia com o Dr. Ícaro Samuel, estamos prontos para fornecer todas as informações necessárias e sanar possíveis dúvidas.

Se você tiver gostado do texto “Bichectomia”, compartilhe nas suas redes sociais!