8 dicas para a recuperação da rinoplastia

recuperação da rinoplastia - Dr. Ícaro Samuel Cirurgião Plástico

8 dicas para a recuperação da rinoplastia

8 dicas para a recuperação da rinoplastia

A rinoplastia é eficiente em vários aspectos. A maior vantagem dela é proporcionar uma melhor respiração e dar uma aparência mais satisfatória a quem deseja realizar a cirurgia.

Mas é no pós-operatório que os cuidados precisam ser reforçados. A recuperação pode ser um pouco lenta dependendo do metabolismo da pessoa e, por isso, é preciso ter calma e seguir à risca as dicas para ter uma recuperação benéfica.

Dicas sobre recuperação pós-rinoplastia

Repouso obrigatório

Mesmo que a cirurgia seja no nariz, o indivíduo precisa estar em constante repouso. Grande parte da recuperação da rinoplastia depende da ausência de vigor excessivo, pois o nariz fica muito sensível por pelo menos 6 semanas após a cirurgia.

Exercícios, movimentos exaustivos, evitar batidas e até realizar atividades que comprometam o nariz devem ser evitados.

Cuidado com a água

Água é um perigo! Para tornar a recuperação da rinoplastia segura, evite deixar entrar água no nariz. Nadar está fora de cogitação. Evite aspirar substâncias ou outros produtos que exijam esforço do nariz durante 1 mês.

Levante a cabeça

Ficar com a cabeça abaixada por um tempo elevado pode prejudicar a musculatura do nariz. Se possível, ao dormir, tente pôr a cabeça acima de dois travesseiros ou até mais dependendo da necessidade. Quanto mais elevada a cabeça estiver, melhor.

Evite sorrir largamente

É uma pena, mas sorrir, nesse caso, pode trazer transtornos ao nariz. Como a face possui uma musculatura muito delicada, qualquer esforço na região do rosto pode comprometer a área operada do nariz. Trabalhe nesse aspecto por duas semanas ou três e depois vá desenvolvendo a musculatura aos poucos.

Cuidado com o sol

O sol tem um poder muito forte em descolorar a pele. Durante a recuperação da rinoplastia, é muito importante evitar o contato prolongado ao sol. O período de recuperação pode ser sinônimo de melhoras ou pioras. Caso tenha a área do nariz desprotegida ao sol, as chances de descoloração na região são grandes.

Cuidado com os espirros!

Esse é um ponto crucial. Espirrar causa uma contração forte no nariz e pode ser difícil contê-lo algumas vezes. Mas ao espirrar, faça o máximo para espirrar pela boca e não pelas narinas. Se fizer o contrário, há o risco de ocorrer sangramentos e até hemorragias severas.

Não assoar o nariz

Parece óbvio, mas assoar o nariz pode pressionar exageradamente as narinas e deixar a região ainda mais inflamada. Lave a região com água (preferencialmente água fria) e passe levemente um pano na área, sem apertar ou esfregar.

Tome todos os remédios

A maioria dos remédios para recuperação da rinoplastia é composta por anti-inflamatórios e analgésicos. Tome todos eles e no horário indicado, pois tomando na hora certa as chances de aumentar a eficácia dos medicamentos é maior.

Não tome remédios que não estão na receita

Muito cuidado com isso! Nem todo anti-inflamatório ou analgésico é recomendável. Alguns são anticoagulantes e podem ocasionar problemas no sistema sanguíneo. Tome somente os indicados pelo médico.

Alimentação leve

 

Mastigar um alimento também força a musculatura do nariz. Evite comer alimentos pesados e prefira alimentos de fácil mastigação e deglutição para não forçar ainda mais o nariz que ainda está sensível.

É importante seguir todas essas dicas e outras que o médico pode receitar. Dessa forma, a recuperação da rinoplastia fluirá sem problemas.

Give a Reply